Blog

Tirzepatida: novo tratamento para obesidade

Você conhece a  tirzepatida (Mounjaro™)?

O laboratório norte-americano Eli Lilly publicou um estudo sobre uma droga experimental que alcançou 15,7% de perda corporal entre adultos com obesidade, sobrepeso ou diabetes tipo 2.

O medicamento é a base de tirzepartide, que já está à venda no mercado dos EUA com o nome Mounjaro.

Mounjaro (nome fantasia da terapia) é um medicamento de primeira linha que ativa tanto os receptores GLP-1 quanto GIP, o que leva a um melhor controle do açúcar no sangue”.

Ela é um novo tratamento para obesidade com perda de peso superior a 20%

A tirzepatida é o primeiro e único agonista do receptor GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) e GLP-1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon) aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora ligada ao departamento de saúde do governo norte-americano.

O medicamento, assim como o Ozempic, foi criado para tratar o diabetes mellitus tipo 2, mas pesquisas recentes evidenciam excelentes resultados para o tratamento da obesidade.

A Tirzepatida estará disponível em seis doses (2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12,5 mg, 15 mg), permitindo assim a titulação adequada do tratamento, no intuito de minimizar os eventos adversos gastrointestinais.

Mas como a tirzepatida age no corpo e por que leva ao emagrecimento?

A tirzepatida atua estimulando os efeitos de dois hormônios diferentes no nosso corpo: O GLP-1 e o GIP.

O GLP-1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon) está envolvido no controle da glicemia e na regulação do apetite.

Assim, as medicações que estimulam o GLP-1, como o liraglutida (princípio ativo do Saxenda e Victoza), semaglutida (princípio ativo do Ozempic, Rybelsus e Wegovy) e dulaglutida (princípio ativo do Trulicity), auxiliam no controle dos níveis de glicemia e aumentam a saciedade, com consequente perda de peso.

O GIP (peptídeo insulinotrópico dependente de glicose) também está envolvido no controle dos níveis de glicemia, além de regular o balanço energético do apetite e induzir a sensação de saciedade.

Portanto, como a Tirzepatida estimula os receptores de GLP-1 e GIP, gera consequente inibição do apetite e perda de peso.

Qual a eficácia da tirzepatida?

Eficácia superior à do Ozempic: tirzepatida proporciona redução de até 16% do peso, veja em detalhes abaixo:

O estudo SURMOUNT-1 publicado no dia 04 de junho de 2022 na conceituada revista médica New England Journal of Medicine (NEJM) apresentou o resultado do tratamento com tirzepatida.

Foram usadas doses de 5mg, 10mg e 15mg uma vez por semana, subcutânea, por 72 semanas e comparada com placebo em 2.539 pacientes.

O peso médio dos indivíduos era de 104,8 kg e IMC médio (índice de massa corporal) de 38.

Então, a média de perda de peso com 72 semanas de tratamento foi de 15% com a dose semanal de 5 mg de tirzepatida; 19,5% com 10 mg; 20,9% com 15 mg e 3,1% com placebo, conforme figura que segue.

Além disso, no mesmo estudo observou-se que mais de ⅓ dos pacientes (36,2%) em uso da dose de 15 mg por 72 semanas apresentaram perda de peso ≥ 25%.

Vale ressaltar que esta perda de peso é próxima daquela obtida com a cirurgia bariátrica e este resultado nunca foi observado com outras medicações para tratamento da obesidade.

Veja a tabela abaixo comprando o resultado para tratamento da obesidade das principais medicações aprovadas para uso nos últimos anos:

Existe alguma previsão da Tirzepatida vir para o Brasil?

O laboratório Lilly já submeteu para a ANVISA a solicitação de registro da tirzepatida para o tratamento de diabetes tipo 2.

Assim, caso aprovada a solicitação, o medicamento poderá chegar ao Brasil em 2023. No entanto, não sabemos ainda quando será a autorização do seu uso para o tratamento da obesidade no nosso país.

A tirzepatida é segura no tratamento da obesidade?

No estudo SURMOUNT-1, os principais efeitos colaterais da medicação foram no trato gastrointestinal, geralmente leves a moderados e transitórios, ocorrendo principalmente após os aumentos de doses.

Além disso, apenas uma minoria de pacientes descontinuaram a medicação devido à efeitos colaterais durante os 72 meses de tratamento (4,3% , 7,1% , 6,2% e 2,6% dos pacientes recebendo 5 mg, 10 mg e 15 mg de tirzepatida e placebo, respectivamente). 

Apesar da tirzepatida ser destinada ao tratamento da diabetes tipo 2, seu uso em pacientes obesos e não diabéticos está associado a um risco muito baixo de hipoglicemia (queda da glicemia), inferior a 2%.

Quais os outros benefícios deste medicamento na saúde, além da perda de peso?

Nos pacientes em uso de tirzepatida, além da perda de peso, uma série de outros benefícios foram observados, por exemplo:

  • Redução dos níveis de insulina;
  • Remissão do pré diabetes em mais de 95% dos pacientes com pré diabetes antes do tratamento;
  • Melhora nos níveis da pressão arterial;
  • Redução dos índices de triglicerídeos;
  • Queda do colesterol LDL (colesterol ruim);
  • Aumento do colesterol HDL (colesterol bom);
  • Melhora da composição corporal com redução da massa de gordura três vezes superior do que a massa muscular.

Assim, essas melhorias na saúde podem levar a uma redução do risco de desenvolver uma série de doenças:

  • Diabetes tipo 2, entre outras.
  • Doença renal crônica;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Esteato-hepatite não alcoólica (NASH);

Os resultados de perda de peso próximos ao da cirurgia bariátrica associados a um perfil de segurança clínica similar às medicações já disponíveis para o tratamento da obesidade e à melhora em vários índices metabólicos, fazem da tirzepatida o medicamento com os resultados mais eficazes já vistos para o tratamento da obesidade.

Dessa forma, possivelmente, ele se tornará um dos principais aliados no tratamento desta doença tão comum, estigmatizada e de alto impacto na saúde e bem-estar dos indivíduos.

E então, você já ouviu falar da Tirzepatida? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo!

Fontes:

Jastreboff Ania M., Aronne Louis J., Ahmad Nadia N., Wharton Sean, Connery Lisa, Alves Breno, Kiyosue Arihiro, Zhang Shuyu, Liu Bing, Bunck Mathijs C., Stefanski Adam. (2022) Tirzepatide Once Weekly for the Treatment of Obesity. N Engl J Med DOI: 10.1056/NEJMoa2206038.

Wilding JPH, Batterham RL, Calanna S, et al. Once-weekly semaglutide in adults with overweight or obesity. N Engl J Med 2021; 384: 989-1002

9. Pi-Sunyer X, Astrup A, Fujioka K, et al. A randomized, controlled trial of 3.0 mg of liraglutide in weight management. N Engl J Med 2015; 373: 11-22.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x